Genética
Genop: o projeto científico de genômica populacional da Dasa
Dr. Guilherme Yamamoto
05 de setembro de 2023
Compartilhe este artigo:
A iniciativa Genop tem como missão a criação de um banco de dados genéticos com o objetivo de melhorar a prestação de saúde à população brasileira de maneira Preditiva, Preventiva e Personalizada.
A Genômica é uma ciência interdisciplinar que estuda a estrutura, a função e a evolução do genoma. O Genoma é o conjunto completo do DNA de um organismo. E desde o surgimento de tecnologias como o Sequenciamento de Nova Geração ficou mais barato e mais rápido realizar a leitura das informações contidas no DNA.
Infelizmente, a maior parte das informações genéticas humanas disponíveis no mundo são de indivíduos de origem européia e populações como a nossa, que é bastante rica e diversa, são sub-representadas. Uma consequência disso é que inovações em saúde que tem a possibilidade de prever e previnir doenças usando dados genéticos antes mesmo dos primeiros sintomas (conhecidas como PRS – Scores de Risco Poligênico) não funcionam tão bem na população brasileira.
O objetivo do Genop é reduzir essa disparidade. Em um trabalho conjunto de equipes médicas, de bioinformática e de pesquisadores estão sendo agregados milhares de dados genéticos para a criação de um painel de referência brasileiro. Isso permitirá a aplicação de testes ainda mais baratos, que utilizam outras técnicas, para se obter o PRS de indivíduos da nossa população.
Além disso, pelo menos mais 2 mil brasileiros terão seus genomas sequenciados neste ano financiados pelo projeto Genop. E três doenças de grande importância foram selecionadas para dar início ao projeto: Câncer de Mama, Câncer de Próstata e Doença Coronariana.
No momento, o projeto conta com iniciativas e parcerias com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), o Hospital 9 de Julho e o Hospital da Bahia. E conta ainda com o aval dos Comitês de Ética em Pesquisa, afiliados à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)