Doenças
Tumor cerebral: sintomas, diagnóstico e tratamento
Equipe Dasa Genômica
29 de maio de 2023
Compartilhe este artigo:
O sistema nervoso central (SNC) é formado pelo cérebro e medula espinhal e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número estimado de novos casos de câncer de SNC a cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 11.490 casos. Os tumores cerebrais podem apresentar um crescimento benigno ou maligno (câncer), padrão heterogêneo, são discretamente mais diagnosticados entre os homens do que as mulheres e surgem em qualquer idade.
A formação do tumor cerebral não está bem definida, mas pode estar relacionada com predisposição genética, risco de desenvolvimento aumentado para algumas síndromes familiares, além da exposição às radiações, como raio x e gama como fator de risco com nível de evidência comprovado. E devido a metástase de um câncer localizado em outra parte do corpo (mama, pulmão etc.).
Esses tumores podem ter origem primária nas células localizadas no cérebro ou próximas dele ou secundária, quando tiveram origem em outras partes do corpo, alcançando as células cerebrais (metástase).
Os tumores cerebrais afetam diferentes células e tecidos do cérebro, apresentando diversos sintomas como dores de cabeça, alterações de personalidade e humor, fraqueza, perda de equilíbrio ou da coordenação, dificuldade de concentração, convulsões, alterações no pulso ou frequência cardíaca, alterações na audição, olfato, visão, memória.
De acordo com a origem, os tumores cerebrais podem ser chamados de meningiomas, gliomas, astrocitomas, oligodendrogliomas, ependimomas, meduloblastomas, gangliomas e Schwannomas. Cada um desses tumores apresenta características específicas de tamanho, localização, incidência, grau de estadiamento, predileção por homens, mulheres ou crianças, prognóstico, tratamento e possibilidade de cura.
O diagnóstico é realizado através de exames de imagens, como tomografia computadorizada e ressonância magnética para detalhamento do tamanho e localização do tumor. A pesquisa de alterações genéticas características do tumor podem ser testada em sangue e material de biópsia, geralmente necessária para determinação do diagnóstico de tumor cerebral benigno ou câncer.
O tratamento para tumores cerebrais pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou uma combinação de tratamentos. A escolha é baseada na região onde o tumor se desenvolveu, suas características, comprometimento do cérebro e perfil genético do tumor.
O maio cinza é o mês de conscientização e combate ao câncer cerebral, um mês dedicado ao alerta para importância do diagnóstico precoce e atenção aos sinais e sintomas.
Equipe Dasa Genômica