Exames

Microbioma vaginal: o que é e impactos na saúde da mulher

Equipe Dasa Genômica

Compartilhe este artigo:

O risco de infecções sexualmente transmissíveis ou doenças inflamatórias pélvicas pode acontecer devido a microorganismos patogênicos persistentes ou não tratados no canal vaginal. O exame de microbioma vaginal analisa esses patógenos para proporcionar um cuidado personalizado da saúde feminina. Ele pode ser solicitado para pacientes sem sintomas que desejam acompanhar a sua saúde vaginal e também com sintomas para mudança de conduta e adequação do tratamento.

O que é o Microbioma Vaginal?

O microbioma vaginal se refere a todo o habitat vaginal, incluindo a microbiota (comunidade de microrganismos como bactérias e fungos), seus genomas e condições ambientais.

O que o exame de Microbioma Vaginal pode detectar?

O exame de microbioma vaginal reporta a presença de bactérias e fungos, ajudando a identificar infecções vaginais, como vaginose bacteriana, vaginose citolítica, candidíase, vaginose mista, vaginite aeróbica.

Como o exame é realizado?

O exame é realizado a partir de uma amostra coletada de secreção da vagina, muito parecido com a coleta para o exame de Papanicolau. A partir da amostra, é feito um exame molecular no laboratório utilizando a tecnologia de sequenciamento de DNA de alto desempenho para a identificação da composição de bactérias e fungos presentes. ​

O que é PH Vaginal?

O pH vaginal mede o nível de acidez da região vaginal, podendo ser ácido (escala de 0 a 6), alcalino (escala de 7 a 14) ou neutro (escala 7). Geralmente o pH vaginal está entre 3.8 a 4.5. Quando ocorre desequilíbrio, aumenta a vulnerabilidade de infecções na região.

Qual importância dos exames de acompanhamento para saúde da mulher?

Os profissionais de saúde podem recomendar o tratamento mais eficaz com base em cada resultado da mulher, uma vez que a infecção vaginal pode requerer tratamentos específicos, com probióticos vaginais, antifúngicos e/ou antibióticos. Portanto, é um exame que auxilia na decisão clínica com melhor abordagem terapêutica uma vez que esses distúrbios podem causar sintomas desconfortáveis e afetar a qualidade de vida das mulheres.

Equipe Dasa Genômica