Doenças

Câncer de próstata: prevenção, sintomas e exames

Equipe Dasa Genômica

Compartilhe este artigo:

O câncer representa a rápida multiplicação de células anormais, neste caso, da próstata, que crescem além de seus limites habituais invadindo partes adjacentes do corpo, podendo se espalhar para outros órgãos.

O câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tumores mais frequentes em homens. No período de 2023 a 2025, são estimados no Brasil 71.730 novos casos da doença. A maior parte dos casos tem início a partir dos 65 anos de idade.

Qual a função da próstata?

A próstata é uma glândula pequena, mas que aumenta com o avançar da idade. Localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto, ela tem como a função produzir parte do sêmen que contém espermatozoides.

cancer de prostata

Fatores de Risco para o câncer de próstata

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata. A partir dos 50 anos de idade, o desenvolvimento da doença vai aumentando progressivamente.

Além disso, fatores como hereditariedade (histórico de câncer de próstata ou outros tumores na família), raça e excesso de gordura na dieta estão associados ao risco aumentado para o desenvolvimento de câncer de próstata.

Sintomas de Câncer de Próstata

O câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa na fase inicial. Podem ser descritos sintomas como dificuldade de urinar, aumento da necessidade de urinar durante o dia ou a noite, presença de sangue na urina e disfunção erétil. Na fase avançada, podem ser relatadas dor óssea, infecção generalizada, insuficiência renal, anemia profunda etc.

É importante esclarecer que a presença de um ou mais sinais e sintomas podem estar relacionados com a presença de hiperplasia benigna da próstata, (aumento benigno e natural da próstata com o avançar da idade) ou prostatite (inflamação da próstata).

Na presença de alguns desses sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Tipos de câncer de próstata

Os adenocarcinomas respondem por 95% dos tumores malignos de próstata. Outros tipos de câncer na próstata incluem: carcinomas de células pequenas, carcinoma neuroendócrino, tumores mesenquimais (sarcomas).

Exames para o diagnóstico de câncer de próstata

O exame de toque retal permite que o médico possa apalpar a próstata e avaliar o tamanho, forma e textura da glândula. O exame de PSA (antígeno prostático específico) é quantificado a partir da coleta de sangue periférico, os níveis altos dessa proteína podem estar associados com câncer e outras doenças benignas da próstata.

O diagnóstico é confirmado por meio de uma biópsia da próstata, a partir dela, o médico patologista investiga a presença de células cancerígenas no tecido avaliado e define a graduação a partir da arquitetura do tumor.

Exames complementares como tomografia, ressonância magnética, cintilografia óssea e PET-CT podem ser solicitados.

Formas de tratamento

  • Vigilância ativa: indicada para o seguimento de tumores em fase inicial ou pouco agressivos, através de consultas frequentes nas quais a equipe médica acompanha a evolução do tumor.
  • Cirurgia: indicada para remoção de tumores da próstata. A extensão é definida pela equipe médica a partir da avaliação de comprometimento da glândula.
  • Radioterapia: indicada como tratamento individualizado ou complementar à cirurgia com o objetivo de combater as células neoplásicas presentes na próstata.
  • Quimioterapia: indicada para tumores metastáticos, consiste na associação de medicamentos específicos no combate às células neoplásicas.
  • Terapia hormonal: indicada em associação com outras formas de tratamento ou para controle de doença avançada. O tratamento tem a função de controlar o nível dos hormônios androgênios associados ao desenvolvimento do tumor.

Quais testes moleculares podem auxiliar no prognóstico e tratamento do câncer de próstata?

O HRR é um exame preditivo e prognóstico que permite avaliar através do sequenciamento de nova geração alterações em genes envolvidos na via Reparo por Recombinação Homóloga (HRR) com foco em câncer de próstata. As variantes detectadas no exame são classificadas em cinco categorias de acordo com o American College of Medical Genetics and Genomics (ACMG). Na identificação de variantes patogênicas ou provavelmente patogênicas acionáveis, os pacientes são elegíveis para determinadas terapias direcionadas para o tratamento do câncer.

O Prolaris é um exame que permite avaliar a agressividade do tumor em um paciente com câncer de próstata. Este exame utiliza a técnica de PCR quantitativa para analisar 31 genes do ciclo celular e 15 genes de controle, cuja expressão é usada para calcular o escore PROLARIS. O escore pode então ser combinado com informações clínicas para estimativa de risco em dez anos de recidiva bioquímica permitindo assim a definição de estratégias direcionadas de tratamento. 

Saiba mais sobre o Prolaris

Novembro azul

É o mês de conscientização sobre a saúde do homem, a campanha tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A prevenção do câncer de próstata está diretamente relacionada com a adoção de práticas saudáveis durante a vida como:

  • Praticar atividade física;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter o peso adequado.
  • Realizar exames regularmente.

A Dasa Genômica é especializada em medicina de precisão. Utilizamos recursos tecnológicos de ponta e de última geração para permitir um diagnóstico assertivo. Os exames são realizados por uma equipe integrada, formada por médicos patologistas, geneticistas, biólogos moleculares e bioinformatas.

Nosso portfólio inclui exames moleculares previstos pelas diretrizes da ANS. Além disso, oferecemos ao médico prescritor todo o apoio, desde o momento da escolha do exame até sua interpretação através do núcleo de assessoria médica, o NAM.

Referências bibliográficas:

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2023.pdf

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata

American Cancer Society: Key statistics for prostate cancer. cancer.org 1.800.227.2345

Equipe Dasa Genômica