Sobre NósOnde fazerConvêniosCorpo ClínicoBlog

Cardiologia, Doenças Raras e Neurologia, Pediatria, Pneumologia, Alergologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Genética Médica, Hepatologia, Oftalmologia, Reumatologia, Imunologia e Infectologia

EXOMA COMPLETO, TRIO, SEQUENCIAMENTO (NGS), SALIVA

Exame sem cobertura ANS

Outros Nomes:

Sequenciamento das regiões codificadoras do genoma, Exoma, Região codificante do genoma humano

Como deseja realizar este exame?

*Informe-se sobre a cobertura e disponibilidade para atendimento domiciliar em sua região.

Doenças

  • Doenças Hereditárias
  • Doenças monogênicas
  • Doenças raras

Prazo

  • Em até 35 dias úteis.

Cobertura ANS

Exame sem cobertura ANS

Regiões / Genes Analisados

1 regiões / genes

O que é o exame?

O Sequenciamento em Trio é um exame que analisa o DNA do paciente juntamente com o de seus genitores, aumentando a precisão do diagnóstico genético. Este exame permite a identificação de mutações de ponto e pequenas deleções ou inserções (indels). Ele é indicado para pacientes com quadro clínico (fenótipo) ou histórico familiar fortemente sugestivo de uma doença genética que pode ser causada por múltiplos genes (heterogeneidade genética).

Para que serve este exame?

*Diagnóstico preciso – Analisa as regiões codificantes (éxons) de aproximadamente 20.000 genes, identificando variantes (mutações) que podem estar associadas a doenças de causa genética. *Identificação de mutações de novo – Detecta alterações genéticas novas que estão presentes no paciente e que não foram herdadas dos genitores. *Maior precisão na análise para doenças com herança autossômica recessiva – Caso o indivíduo possua duas variantes (mutações) relevantes no mesmo gene, o exame auxiliará na definição da fase, ou seja, se as alterações identificadas estão no mesmo cromossomo (cis) ou em cromossomos diferentes (trans). *Reclassificação de variantes genéticas - Esse tipo de análise auxilia na interpretação e classificação dos achados genômicos. *Investigação de novas doenças genéticas – Esse processo prioriza a análise de genes de significado incerto (GUS), cujas variantes genéticas não possuem associação clara com as manifestações clínicas do paciente, e a relação genótipo-fenótipo ainda não foi estabelecida na literatura científica. Identificar o potencial efeito de variantes nesses genes pode auxiliar na descoberta de novas doenças genéticas e elucidar o diagnóstico. *Aconselhamento genético - Fornecer informações sobre a condição genética diagnosticada e seu manejo clínico. Auxiliar na avaliação de membros da família em risco desenvolverem a doença, assim como a probabilidade de sua recorrência em uma gestação futura.